Leitores

 

1 |

Dan

Rebouças

 

2 |

Cláudia

Martins

 

3 |

Silvia

Maranhão

 

4 |

Jaqueline Dalla Corte

 

 

5 |

Miguel

Martins

 

 

7 |

Valdir

Malaquias

 

 

6 |

Ligia

Barbosa

 

 

8 |

Luiza

Leite

 

10 |

Daiane

Aguilera

 

 

11 |

Josi

Kats

 

 

13 |

Valeria

V. Campos

 

 

 

12 |

Alida

Almeida

Lima

 

 

 

14 |

Cibele

Martins

 

 

9 |

Luciana

Martins

 

 

16 |

Paula

Costa

 

 

 

17 |

Tati

Tribst

 

 

 

18 |

Jane

Valentim

 

 

19 |

Lindinalva

Martins

 

 

20 |

Joelma

Oliver

 

 

 

15 |

Daniella

Aduan

 

 

 

21 |

Nanáh

Morena

 

 

 

22 |

Margareth

Dias

 

 

 

23 |

Beatriz

Amorim

 

 

 

24 |

Raquel

M. Carvalho

 

 

 

25 |

Ernesto

Nunes

 

 

26 |

Renata Lemos Campos

 

 

 

 

 

 

 

27 |

Wanderson

David

 

 

 

 

28 |

Luana de Mello

 

 

 

 

 

 

29 |

Renata Trinta

 

 

 

 

30 |

Britta Moench-Pingel

 

 

 

31 |

Rita Peruffo

 

 

 

 

 

32 |

Ricardo Coca

 

 

 

 

33 |

Cinthia Camargo Desorde

 

 

 

 

34 |

Erica Massaroti

 

 

 

 

35 |

Maira Cristina Borio

 

 

 

 

36 |

Samantha Sene Cubells

 

 

 

37 |

Luiz Prada

 

 

 

 

 

 

38 |

Luiz Ruffato

 

 

 

 

39 |

José Divino

 

 

 

 

 

40 |

Sandra Goldbach

LEITORES

 

Após ler o Livro "Choque Cultural - Brasil x Alemanha" envie seu feedback e foto, caso autorize o uso da sua imagem. Será um prazer publicar sua opinião e contar com a sua participação neste site!

"Seu livro está me fazendo lembrar dos 4 anos que morei na Europa. É muito bom reviver experiências lendo as suas! Você chama o leitor para o livro, faz com que ele sente e escute uma boa história, essa aproximação é necessária pelo estilo textual/editorial do seu livro. Algumas frases fazem rir (e muito). Achei bacana o conto que fez neste livro, um relato pessoal muito interessante".

"Este livro relata o olhar para situações que ocorrem ao mudar do Brasil para Alemanha, faz com que o leitor viaje e se divirta, se emocione e se surpreenda com as diferenças que existem entre esses dois continentes. Tem momentos mágicos, do dia a dia de uma brasileira que precisa reaprender a se comunicar, se relacionar e ser inserida num novo contexto e numa nova realidade. No inicio era um blog apenas para amigos, agora uma oportunidade de aprendizado para o mundo compartilhar!"

"Adorei seu livro e pude me deliciar muito com a leitura. Parecia que você estava sentada ao meu lado, me contando cada história... Quanta sensibilidade e que talento para relatar todas essas experiências! Achei muito interessante a síndrome do retorno, as fases da adaptação e também perceber que participei de alguns momentos que você descreveu no livro... Parabéns!".

 

 

 

"A leitura deste livro é muito agradável e interessante. Eu gosto de relatos de viagem, visto que na minha opinião viajar é um campo de cultura inesgotável. É muito bom conhecer a cultura de outros povos e como é a rotina de vida das pessoas. Tudo isso engrandece o conhecimento e nos mostra que somos seres humanos que lutam pelo mesmo objetivo, independente da parte do mundo em que nascemos ou vivemos".

 

 

"Eu gostei muito de ler seu livro. O que gostei mais foi de me aperceber de diferenças e semelhanças entre o Brasil e Portugal. Aprendi bastante sobre o Brasil, e também percebi que Portugal está mesmo no meio das duas culturas - Brasil x Alemanha. Por um lado Portugal é um pais europeu com hábitos europeus, pois a mão de obra lá também é cara! Mas por outro lado, noto semelhanças entre Portugal e Brasil, por exemplo ao nível das emoções... Parabéns também pela tua abertura, afinal o livro é contado na primeira pessoa e sem qualquer constrangimento (Exemplo é quando falas da sauna)".

 

 

"Neste livro, você divide os desafios e superações de viver em outro país. Fico também feliz de poder de alguma forma, ter contribuído com minha própria experiência fora do Brasil. Além de ser uma leitura interessante e deliciosa, mostra como é possível passar pelas difíceis fases das adaptações em outro país, mas também, como aprender a explorar as coisas boas que outros países tem para oferecer".

 

 

 

 

“Super Recomendo! O livro é ótimo, leitura de grande interesse para quem nunca fez uma viagem internacional e quer saber muitas curiosidades”.

 

 

 

“Recomendo. Leitura agradabilíssima e muito proveitosa!”.

 

 

 

 

 

 

“Se jogue, ouse e vença as fronteiras... choque cultural?!? Chocante é ter uma vida limitada, sem histórias para contar, chorar, rir ou simplesmente recordar...”

 

 

 

 

 

"Adorei seu livro! Gostei e ri bastante também, mas eu sei que nem tudo foram flores e você publicou os contos mais alegres e divertidos. Na minha opinião ficou faltando um pouco mais do drama que foi...".

 

 

 

 

“Amei o livro! Já chorei ao iniciar a leitura do seu primeiro texto, chamado ADEUS e também já dei muitas risadas, este livro emociona... Você tem uma redação gostosa de ler, que prende o leitor e me fez dar boas gargalhadas!".

 

 

 

 

“Li seu livro e queria te parabenizar. Achei incrível. Leitura gostosa e muito interessante. Mas queria te parabenizar principalmente pela coragem. Parabéns pela coragem e pelas grandes vitórias já alcançadas. Tenho certeza que muitas realizações e felicidades estão por vir!".

 

 

 

 

"Parabéns pela idéia e iniciativa! Seu livro, seus relatos e forma de expressá-los são simplesmente fantásticos".

 

 

 

 

 

"Ler o seu livro sendo sua irmã gêmea, foi fundamental para que eu pudesse compreender sua escolha, aprendizado e o CHOQUE CULTURAL pelo qual você passou! Me emocionei em muitos momentos durante a leitura... Parabéns pela publicação desta obra tão maravilhosa!"

 

 

 

 

“Para quem gosta de ler e de conhecer novas culturas, recomendo a leitura desse livro".

 

 

 

 

 

"Ao ler este livro você viaja com a autora, experimenta, aprende e ri dos relatos que ela, com seu bom humor, tranformou em histórias divertidas. E o livro é assim, a vitória do bom humor e da disposição sob o CHOQUE CULTURAL".

 

 

 

 

 

"Gostei muito do conteúdo o qual você abordou. Não é o estilo de leitura que gosto de ler, porém entendi a proposta do livro".

 

 

 

 

 

“Amei o livro, meu irmão e sobrinho também leram! A sua maneira de ver sua nova vida, longe de casa, com tudo diferente, tendo que recomeçar e sempre com bom humor... Ri muito sozinha lendo seu livro! Te desejo muito sucesso, porque você é guerreira, corre atrás do que quer. Por isso você merece!"

 

 

 

“Li seu livro e achei muito interessante, engraçado e principalmente vi que nele você está dando uma aula para quem um dia pretende ir morar ou até mesmo passear na Alemanha. Muitas coisas que você relata desse país eu achei legal e outras não. Também dei muitas risadas de coisas que você escreveu falando das suas gafes, achei hilário! Você foi muito valente, enfrentando todas essas dificuldades que é viver fora do seu habitar, ainda mais se tratando de uma cultura tão diferente da nossa..."

 

 

 

“Você como sempre linda (por fora e por dentro), adoro sua maneira de ser e expressar a vida, sempre tão suave.... Adorei em particular suas experiências sobre o Muro de Berlim (me emocionei) porque sempre gostei muito de ler sobre esse tema. E outros pontos que curti muito também foram: "Com os alemães o papo é reto" (ah, como o mundo seria tão mais alegre se fôssemos eternas crianças, falando a vontade, sem medos e receios) e depois as "Suas impressões sobre Berlim" onde cita o item 18 e 34 (adorei). Sei do que fala já que também tive uma experiência de morar no exterior..."

 

 

 

“O título desse livro é perfeito CHOQUE CULTURAL! Relata fatos reais e importantíssimos para quem vai vivenciar uma cultura totalmente diferente. E aprendi muito com ele, que virou um livro de consulta, onde releio sempre passagens que quero relembrar... Você me disse que não vai ficar rica por ter escrito este livro, mas vou te dizer uma coisa: ricos somos nós em termos a oportunidade de ler um livro tão especial como seu!"

 

 

 

 

“Se eu soubesse da existência desse livro, já teria lido antes de sair do Brasil e vir morar na Alemanha! Acredito que desta forma, chegaria aqui com menos expectativas e mais preparada para muitas coisas que eu desconhecia e para passar pelo CHOQUE CULTURAL...”

 

 

 

 

 

 

“Super recomendo, adorei a leitura e aprendi a valorizar cada vez mais cada país e suas particularidades!”

 

 

 

 

“O livro proporciona uma leitura gostosa, superinteressante, de fácil compreensão e é bastante envolvente. Os assuntos são discutidos em capítulos curtos e a leitura se faz de maneira rápida. Gosto muito de ler antes de dormir: escolho alguns assuntos e começo a ler. Os textos são diretos e de linguagem simples, por isso a leitura se torna descontraída e me sinto relaxada. Além disso, muitas vezes me encontro no lugar da Daniela Martins Schülke e nos meus pensamentos enquanto estou lendo”.

 

 

 

"Se você pretende morar na Alemanha ou compreender um pouco do choque cultural (não o futebolístico!) proporcionado pela interface dessas duas culturas - a brasileira e a alemã, aqui está um livro interessante, onde a autora compartilha suas experiências na interface entre essas duas culturas".

 

 

“Vi a divulgação do livro através da comunidade de Brasileiras na Alemanha do Facebook e logo eu e meu namorido alemão decidimos comprá-lo. E após a leitura, posso dizer que este foi um dos meus presentes de Natal: ter tanta informação sobre as diferenças entre Alemanha e Brasil, já que em agosto de 2015 pretendemos nos mudar definitivamente para a Alemanha. Foi de grande utilidade, pois este é o reality de uma brasileira que passou por tudo o que vou passar. O Michael está lendo também, gostando muito e já está na página 50. Pra ele também é uma leitura interessante, pois os alemães também passam pelo mesmo choque cultural no Brasil, sentiram ou sentem em nossa terra as mesmas dificuldades que nós. Enfim, esse livro é primordial e um verdadeiro manual de sobrevivência para cada brasileira(o) que pensa em ir para a Alemanha ou deseja saber mais sobre a cultura".

 

 

"Dei boas risadas durante a leitura e enquanto lia, também lembrava de algumas situações que já passei aqui na Alemanha. Achei que o livro é muito útil, principalmente para quem ainda vai sentir ou já está começando a sentir o choque cultural".

 

 

 

 

"Essa é uma leitura muito gostosa e descontraída, amei o livro! Quando comecei a ler, estava praticamente no começo do meu intercâmbio na Alemanha e a medida que o tempo foi passando (já estou há um ano na Alemanha), várias situações descritas também aconteceram comigo. E ao ler o livro, tive a sensação de estar ouvindo a própria autora narrando as história".

 

 

 

 

"Ao ler esse livro coloquei as lentes da autora e pude viver cada umas das situações como se estivesse na Alemanha. Chorei no texto Adeus, amei a cultura alemã em alguns momentos, em outros nem tanto.Choques culturais são cheios de situações desafiadoras e a Daniela relatou algumas delas com muito humor numa leitura bem gostosa. Recomendo".

 

 

 

"Li o seu livro e gostei muito dele. A parte da adaptação, a saudade, já que também tenho a minha: crescer entre duas culturas, duas mentalidades, dois estilos de vida, ter duas casas e de certa maneira não pertencer completamente a nenhuma.... A eterna saudade de saber onde é "estar em casa". Sou bicultural, filha de alemães, mas cresci e vivi muitos anos no Brasil. Me encontrei em muitas das situações mencionadas no seu livro, e isto mesmo conhecendo bem a cultura alemã! Parabéns!".

 

 

 

"Parabéns por transferir com tanta generosidade uma experiência tão fantástica! Achei muito interessante demonstrar tantos detalhes das diferenças culturais e que coragem escrever um livro e apresentar a sociedade. Ao ler, viajei para a Alemanha e foi uma viagem linda e surpreendente, mesmo sem ver a beleza de tudo aquilo ao vivo e a cores".

 

 

 

 

"Achei impressionante a história da compra do tênis e dei muita risada com a história da sauna. Gostei bastante do livro, leitura fácil, divertida, leve e inteligente. Resumindo: um livro que espelha o que é a autora".

 

 

 

 

"Que alegria saber que você superou os desafios de morar em outro país e quantas coisas engraçadas você viveu! Adorei a sinceridade que você tratou os assuntos".

Cinthia Camargo Desorde

 

 

 

 

"Um livro que te leva a uma viagem sem sair do lugar e desperta a vontade em conhecer essa linda cidade chamada Berlim. A autora conta com muito humor e espontaneidade, seus melhores e difíceis dias. Excelente para quem pretende passar uns tempos ou até mesmo morar em Berlim...".

 

 

 

 

"Amei o livro, que relata alguns micos, me fez dar boas risadas e transmite muita experiência sobre a vida no exterior. Que você possa publicar outros livros e que também seja um sucesso!".

 

 

 

 

"Adorei o livro, só fiquei triste ao ler o último capítulo, já que ficou aquela sensação de quero mais... Acho que depois dessa leitura posso morar em Berlim! Gostei muito do tempo descrito no Brasil, sobre a forma direta dos alemães e as dificuldades com a língua".

 

 

 

 

"Achei seu livro muito interessante. Penso que pessoas como eu, que ainda não conhece nada sobre a Alemanha, consegue ter um boa noção de como certas coisas funcionam e também saber mais sobre o povo alemão".

 

 

 

 

 

"Gostei do livro, acho interessante compartilhar as diferenças entre alemães e brasileiros - na verdade, compartilhar essa experiência de ser estrangeiro...".

 

 

 

 

 

"Me surpreendi muito com o livro, já que foi uma surpresa para mim saber que a Alemanha tinha tantas coisas diferentes do Brasil e uma cultura tão diferente. Achei muito engraçado a respeito das saunas mistas, tirar os sapatos antes de entrar em casa, sobre o jeito direto nas respostas. Enfim, foi uma ótima leitura e um imenso aprendizado, parabéns pelo livro".

 

 

 

 

"Eu sou chata pra leitura, porque a linguagem tem que ser atrativa, senão leio muito devagar e por obrigação. Mas gostei muito do seu livro e a linguagem, que é atrativa e direta. Tem textos muito divertidos, ri muito, e as dicas são incríveis, até anotei algumas informações. Parabéns pelo seu trabalho, um livro suave, divertido e acima de tudo, instrutivo".

 

Daniela Martins Schülke © 2016 All Rights Reserved